
As articulações funcionam como uma conexão entre os ossos e permitem que o sistema esquelético realize movimentos de forma fluida e equilibrada. Mas se não forem cuidadas corretamente, podem sofrer desgastes capazes de comprometer a qualidade de vida.
Conforme explica o fisioterapeuta e osteopata Laudelino Risso, responsável pela rede de clínicas Doutor Hérnia, as articulações são estruturas complexas, compostas por cartilagens, líquido sinovial, cápsulas, ligamentos e, em alguns casos, meniscos e bursas.
“Esses elementos garantem que os ossos se movimentem de forma coordenada e sem atrito, além de protegerem contra choques e impactos”, detalha o especialista.
Afinal, o que são articulações?
As articulações são as junções entre dois ou mais ossos e permitem diferentes tipos de movimento no corpo. De acordo com sua estrutura e função, podem ser classificadas em três categorias principais:
- Fibrosas: possuem pouco ou nenhum movimento, como as suturas do crânio;
- Cartilaginosas: oferecem uma mobilidade limitada, como as articulações entre as vértebras da coluna;
- Sinoviais: são as mais móveis e complexas, presentes nos joelhos, quadris e ombros, sendo também as mais propensas a problemas devido à sobrecarga ou traumas.
Vale saber, por exemplo, que as articulações sinoviais são responsáveis por grande parte da mobilidade do corpo humano e, portanto, requerem ainda mais cuidados.
Principais problemas que afetam as articulações
Entre as questões mais comuns que podem comprometer as articulações, o fisioterapeuta Laudelino Risso destaca:
- Artrose: desgaste progressivo da cartilagem, geralmente associado ao envelhecimento;
- Artrite: inflamação que pode ser causada por doenças autoimunes ou infecções;
- Lesões traumáticas: como entorses e luxações, que alteram a mecânica da articulação;
- Bursites: inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que amortecem os impactos;
- Tendinites: inflamação nos tendões que circundam as articulações.
Risso ainda esclarece que esses problemas podem ser desencadeados por fatores como traumas, posturas inadequadas, fraqueza muscular e sobrecarga repetitiva.
Como prevenir problemas articulares
Manter as articulações saudáveis requer uma abordagem multidimensional, ou seja, envolver mais de uma atitude e em diferentes âmbitos. Algumas delas são:
- Movimentar-se regularmente. “O movimento é fundamental para estimular a produção de líquido sinovial, que lubrifica as articulações e reduz o atrito”, afirma o osteopata;
- Fortalecer os músculos, já que uma musculatura bem desenvolvida protege as articulações contra impactos e sobrecargas;
- Hidratação e dieta equilibrada, pois nutrientes adequados ajudam na manutenção da saúde articular, enquanto a hidratação melhora a produção de líquido sinovial;
- Avaliações regulares, como visitas ao fisioterapeuta, que ajudam a identificar desequilíbrios posturais e corrigir alterações biomecânicas.
Embora algumas condições articulares não tenham cura completa, é possível tratar e gerenciar os sintomas para viver com qualidade quando as articulações se revelarem comprometidas. “O objetivo é restaurar a funcionalidade e minimizar o desconforto por meio de fisioterapia, fortalecimento e ajustes biomecânicos”, detalha Laudelino Risso.
Se contar que o acompanhamento com um profissional especializado pode evitar que problemas se agravem e comprometam ainda mais a mobilidade.
Sinais de alerta
Quais sintomas merecem atenção? Dor persistente, inchaço, rigidez ao acordar e dificuldade de movimentação são os principais indicativos de que algo não está bem.
“Esses sinais devem ser investigados rapidamente para evitar complicações maiores”, frisa Risso, que defende o cuidado com as articulações como um investimento na qualidade de vida. Para ele, hábitos simples e acompanhamento capacitado são suficientes para a longevidade.
Produtos que podem te ajudar

Desodorante para os Pés Jato Seco Original 92g / 150ml – Tenys Pé Baruel
Desodorante para os pés jato seco. Combate 99% dos fungos e bactérias. Não deixa resíduos nos pés.

Tubo Recortável para Calos (Dedão e dedos grandes) – Tenys Pé Baruel
Tubo recortável flexível para calos. Alivia dores e protege os dedos da fricção entre eles e com os sapatos.

Desodorante para os Pés Jato Seco Sport Edition 92g / 150ml- Tenys Pé Baruel
Desodorante para os pés jato seco para atletas e esportistas. Combate 99% dos fungos e bactérias. Não deixa resíduos.

Desodorante para os Pés Aerossol Original 150ml – Tenys Pé Baruel
Desodorante aerossol antisséptico. Pode ser usado para higienizar a sola dos calçados. Pés secos e cheirosos.

Luva Protetora de Joanete Tamanho 34 a 38 – Tenys Pé Baruel
Alivia a dor do joanete e protege contra o atrito. Maior fixação e mobilidade com qualquer tipo de calçado.

Hidratante Regenerador para Peles Extremamente Secas 250ml – Tenys Pé Baruel
Alívio imediato do ressecamento com a regeneração do tecido. Seguro para pele sensível do diabético. Não oleoso.