logo baruel

Sintomas e Dores

Bolha

Bolhas ou flictenas surgem nos pés por atrito excessivo. Para evitar infecção é aconselhado não estourar ou furar a bolha. O uso de hidrocolóide acelera o tratamento.

Como cuidar das bolhas no pé
Bolha

Como cuidar das bolhas no pé

Bolha no pé: o que é e como ela se forma
Bolha

Bolha no pé: o que é e como ela se forma

Depois de muito andar ou de um dia bem quente, é bem provável descobrir bolhas no pé ao chegar em casa e tirar o sapato. Isso acontece porque a bolha é uma reação natural de proteção da pele contra a fricção e o calor intensos. “A bolha mais comum é a causada pelo atrito do pé com o calçado ou a meia, o que pode acontecer se ele estiver apertado ou folgado demais. Mas ela pode acontecer também por queimadura, se pisarmos na areia ou no piso quente, por exemplo”, esclarece Armando Bega, podólogo responsável pelo Instituto Científico de Podologia, presidente da Associação Brasileira de Podólogos e especialista em Podiatria. Esse atrito causa uma lesão, que já é uma ferida, ainda que não profunda. A bolha é uma bolsinha que se forma na pele e, em geral, contém um líquido de aspecto seroso (como um soro) que vai proteger a lesão. “Esse conteúdo seroso é asséptico, ou seja, não é contaminado nem tem bactérias ou outros micro-organismos”, afirma Bega. Mas, se a bolha vier acompanhada de coceira e tiver um conteúdo purulento, atenção: pode ter sido causada por uma micose. “Nesse caso, procure um dermatologista ou podólogo, porque esses são indícios de infecção”, avisa o podólogo. Outro aviso importante é para nunca estourar a bolha. Ao estourar, a ferida fica exposta e pode provocar contaminação da ferida. Caso a bolha tenha estourado, não retire a pele, é ela que protege a nova pele que está cicatrizando abaixo.   Leia também: Como cuidar das bolhas no pé

Mais sobre Sintomas e Dores

Produtos que podem te ajudar

Tenys Pé Baruel

A marca número 1 em cuidados com os pés traz a solução completa para manter seus pés cuidados e protegidos.
Tá no pé de todo mundo!

<? $args['image_alt'] ?? '' ?>

Mais sobre Bolha

As bolhas ou flictenas surgem nos pés devido ao atrito excessivo. O uso de sapatos apertados ou largos demais é a causa mais comum, mas caminhar descalço por trajetos longos também pode provocar bolhas nos pés. O líquido da bolha é composto por uma mistura de água e proteínas. As bolhas em geral envolvem apenas a camada superior da pele e curam-se rapidamente sem deixar cicatriz. A cura leva de 7 a 21 dias. Uma das indicações para tratamento de bolhas é o uso de curativo hidrocolóide porque ajuda no processo de absorção do exsudato (líquido da bolha) e promove a recuperação da lesão.

Tenys Pé Baruel nas redes

Acompanhe nossas novidades e promoções